Classificação climática
Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci
Aula # 3
Climatologia / Classificação Climática
ESALQ/USP – 2009
LCE 360 - Meteorologia Agrícola
Sentelhas/Angelocci
Clima
Definiu-se CLIMA como sendo uma descrição estática, que expressa as condições médias do sequenciamento do tempo meteorológico. Portanto, mede-se primeiro as condições instantâneas da atmosfera (Tempo) de um local por vários anos e, posteriormente, estimase qual deve ser a condição média (provável), ou seja, o CLIMA.
Piracicaba, SP
30 Chuva 25 Temperatura média (oC) 20 15 150 10 5 0 J F M A M J J A S O N D 100 50 0 Tmed 300 Chuva (mm/mês) 250 200 350
LCE 360 - Meteorologia Agrícola
Sentelhas/Angelocci
Climas do Mundo
Essa condição média é que irá condicionar a distribuição dos seres vivos no globo. A distribuição da vegetação natural nas diversas regiões da Terra depende basicamente do clima.
Vegetação Natural
Assim, regiões com alta disponibilidade de água e energia apresentam maior biodiversidade, enquanto que nas regiões frias ou secas somente alguns poucas espécies ocorrem
LCE 360 - Meteorologia Agrícola
Sentelhas/Angelocci
Diversos FATORES atuam para a formação das condições do TEMPO de um local e, conseqüentemente, para a formação de seu CLIMA. Esses fatores são agentes causais que condicionam os elementos. Como já foi visto na Aula#2, os fatores podem ser classificados de acordo com a escala de estudo, ou seja, com efeitos no MACRO, TOPO e MICROCLIMA.
Macroclima Topoclima
Microclima
LCE 360 - Meteorologia Agrícola
Sentelhas/Angelocci
Fatores do Macroclima
São aqueles que atuam em escala regional ou geográfica. São classificados como permanentes (latitude, altitude/relevo, oceanidade/continetalidade, etc.) ou variáveis (correntes oceânicas, centros semi-permanentes de alta e baixa pressão, massas de ar, composição atmosférica, etc.).
Latitude
Esse fator está ligado às