Classificaçao climática
Sistemas de classificação climática são utilizados para caracterizar as variações dos elementos do clima em escala local, regional ou global, com a finalidade de delimitar as regiões climaticamente homogêneas, para caracterizar o meio físico e biológico, como também para distinguir as principais características do comportamento climático.
Dentre os diversos sistemas de classificação existentes, destacam-se os desenvolvidos por Köppen-Geiger e Thornthwaite e Strahler .
Classificação climática de Strahler Situado dentro dos modelos genéticos, que levam em consideração a circulação e a dinâmica atmosférica, a classificação climática de Strahler é conhecida por seu caráter explicativo descritivo, baseando-se na situação das massas de ar, na natureza de seus movimentos e processos frontológicos, não desconsiderando as características de precipitação da região. Strahler classificou os climas do planeta em 3 tipos ou zonas principais de acordo com a latitude e as massas de maior atuação, sendo elas: Climas das latitudes baixas, Climas das latitudes médias e Clima das latitudes altas. Essas três grandes divisões apresentam 14 subdivisões, denominadas domínios.
A classificação climática global de Köppen-Geiger
A primeira classificação dos climas do mundo foi apresentada por Wladimir Köppen em 1901 (VIANELLO e ALVES, 1991) e posteriormente atualizada com a contribuição de Rudolf Geiger.
A classificação climática global de Köppen-Geiger considerou que a vegetação natural de cada grande região da Terra é essencialmente uma expressão do clima nela prevalecente, pois se fundamentou nos cinco grupos de vegetação determinado no mapa de vegetação global, pelo botânico francês De Candolle. Esses grupos de