FUNÇÃO DA ESCRITURAÇAO
2013
INTRODUÇÃO
Neste contexto iremos apresentar sobre os principais livros utilizados na escrituração contábil nas empresas de pequeno, médio e grande porte, a sua importância no dia-a-dia. Os livros de escrituração têm várias finalidades. Uns servem para registrar as compras, outros para registrar as vendas, controlar os estoques, os lucros ou prejuízos fiscais. Há livros onde são registrados os empregados e outros em que se registram Atas da Assembléias. Enfim, podemos dividir os livros em três grupos: livros fiscais, livros contábeis e livros sociais. Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na empresa, responsáveis pela sua gestão, são registrados em livros próprios, nos quais fica configurada sua própria vida.
Livros utilizados pelas empresas
São muitos os livros utilizados pelas entidades; a quantidade e a espécie variam em função do porte, a forma jurídica e do ramo de atividade que essas entidades exercem.
Geralmente, as provas dos concursos versam acerca dos principais livros utilizados pela Contabilidade, exigindo do candidato conhecimento sobre sua utilidade, natureza e finalidade.
O método de escrituração mais desenvolvido é o chamado "método das partidas dobradas", e por isso deve ser utilizado pelos contabilistas. Existem outros, como o de "partidas simples", que normalmente são satisfatórios para os outros tipos de escrituração.
A regra das partidas dobradas assusta pela simplicidade: para cada lançamento "a débito", deve corresponder um "a crédito" e vice-versa. Essa descoberta da "simetria"a partir dos chamados "fatos contábeis"contribui para que muitos autores classifiquem o método das partidas dobradas como a "arte da escrituração".
Apesar de originariamente previstas para serem utilizadas nos lançamentos das contas contábeis, em operações mais complexas como as das "instituições públicas" é