funçoes mentais superiores
Texto 1
Realidade psíquica é subjetiva e construída na própria mente.
Elementos que constrói essa realidade psíquica:
- Sensação
- Percepção
- Atenção
- Memória
- Linguagem
- Pensamento
- Emoção
A "sensação" e a "percepção" constituem um processo contínuo. A "sensação" depende do estímulo(interno ou externo ao corpo) e da capacidade do indivíduo de captá-lo; a "percepção" depende de acontecimentos anteriores que afetam a interpretação da sensação pelo cérebro.
Exemplificando:
Quando levamos um susto(parte de um estímulo externo), o resultado pode ser diferente para cada um(percepção), a realidade psíquica é alterada e o resultado da percepção é a angustia que é nosso comportamento.
Características das sensações
Limiar inferior- A intensidade do estímulo é insuficiente para produzir sensação e é variável de pessoa para pessoa. Ex.: balburdia, burburinho de vozes
Limiar Superior - Atinge um "patamar de saturação", surge o bloqueio da sensação, o cérebro "desliga" como mecanismo de proteção.Ex.: Em um acidente, grandes dores, não são sentidas.
Informação em excesso - o cérebro não consegue administrar e descarta parte delas.
Estado emocional - afeta os limiares da sensação, o cérebro registra com intensidade muito maior.
Álcool, drogas - Altera a sensação da realidade, falsa sensação(distância, temperatura, dor), reflexos mais lentos e alterados.
Estresse- Aumenta a sensibilidade a ruídos, menos tolerância em situações de conflito e emoções negativas. O estado de estresse altera as descrições dos eventos e compromete a observação.
Estímulos que interferem na percepção
Captura visual - O estímulo visual predomina entre os demais sentidos pela percepção. Ex.: o prof. se referiu a "Barra Sul em BC" (Captura visual e olfato)
Características particulares do estímulo - Tudo que permita estabelecer diferenças contribui para melhorar a percepção (intensidade, tamanho, cor, frequência).
Frequência: constância do