funçoes de linguagem
Partindo dos elementos da comunicação, Roman Jakobson, linguista russo, elaborou estudos acerca das funções da linguagem, sendo estas: função referencial, emotiva, conativa, função fática, Função metalinguística e poética. Essas funções não são exploradas isoladamente; de modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto.
Ao longo deste blogquest prentedemos esclarecê-lo melhor a respeito de cada uma destas funções e seus usos em nosso codigo
Funções da Linguagem[editar | editar código-fonte]
Função Emotiva ou Expressiva[editar | editar código-fonte]
Esta função ocorre quando se destaca o emissor. A mensagem centra-se nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. A presença de interjeições, pontuação com reticências e pontos de exclamação também evidenciam a função emotiva ou expressiva da linguagem. Os textos que expressam o estado de alma do locutor, ou seja, que exemplificam melhor essa função, são os textos líricos, as autobiografias, as memórias, a poesia lírica e as cartas de amor. Essa é a função emotiva.
Exemplo:
Pelo amor de Deus, preciso encontrar algo, nem que sejam cinco reais!
Função Referencial ou Denotativa[editar |