Reversibilidade
Resumo
Com o objetivo de aprender sobre o fenômeno da reversibilidade dos raios de luz foram feitos experimentos a fim de verificar esse que é um dos princípios da ótica geométrica.
1. Introdução
A ótica geométrica e baseada em três princípios o primeiro é a propagação retilínea da luz em um meio homogêneo, a independência dos raios de luz e o terceiro trata-se da reversibilidade dos raios de luz que nos diz que se invertemos o sentido de propagação de um raio de luz ele faz a mesma trajetória que o raio inicial só que em sentido contrario.
Figura 1- esquema que ilustra o fenômeno da reversibilidade dos raios de luz.
A lei da física que descreve esse fenômeno foi proposta pelo matemático e astrônomo holandês Snell que possibilita calcular o ângulo de refração como também o índice de refração do meio. Em sua homenagem essa lei ficou conhecida com Lei de Snell, e ela pode ser escrita da seguinte forma:
n1senθ1 = n2senθ2 eq.(1)
Na qual n1 se refere a índice de refração do meio 1, n2 o índice de refração do meio 2, θ1 e θ2 os ângulos de incidência e de refração respectivamente.
Figura 2- Esquema do fenômeno de refração do raio de luz.
2. Objetivos
Testar a validade da lei de Snell, e medir o índice de refração do acrílico quando o raio de luz passa de um meio menos refringente para um mais refringente.
3. Materiais
Banco óptico;
Suportes;
Mesa de raio e base;
Placa de fendas;
Anteparo;
Placa de uma fenda;
Fonte de luz;
Lente Cilindrica;
4. Procedimentos
1) Montar o equipamento de modo que apareça um único raio de luz sobre a reta normal na escala de graus da mesa de raios conforme fig. 3;
Figura 3- Equipamento para realização do experimento
2) Alinhe a superfície plana da lente cilíndrica com a linha denominada “ componente”. Com a lente alinhada, a linha radial estendida do centro da escala será perpendicular a