Fungos - Divisões não estudadas
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
LUCAS SILVEIRA LOPES
Divisões Oomycota,
Chytridiomycota e
Acrasiomycota
Formiga – MG
2013
Divisão Oomycota
É uma classe de organismos que se assemelha morgologicamente aos fungos. Possuindo paredes celulares de celulose ou polímeros semelhantes, diferentes das paredes de quitina dos fungos, os Oomycetos vão da forma celular até formas mais complexas, ramificadas, cenocíticas e filamentosas.
A reprodução pode ser tanto sexuada quanto assexuada. A reprodução sexuada é oogâmica, envolvendo um oogônio, contendo oosferas (gameta feminino), e um anterídio com núcleos masculinos. O zigoto originado da fecundação é chamado de oósporo, que funciona como um esporo resistente, com paredes espessas. A reprodução assexuada é feita atráves de um zoósporo, que tem um flagelo liso e outro penado.
A maioria dos Oomycetes são decompositores, outros, porém, são parasitas, causando doenças em plantas de grande importância econômica. Um exemplo é Plasmopara viticola, causador do míldio da videira, que ameaçou a indústria francesa de vinho em 1870 ao ser introduzido acidentalmente no país.
Folha de videira infectada pela
Plasmopara viticola
Outro representante é o gênero Phytophora (que significa “destruidor de plantas”), que causa destruição de muitas culturas, como abacaxi, tomate, seringueira, mamãe, morango, cebola, soja, etc. Um membro conhecido do gênero, P. cinnamomi, produz esporos de resistência que podem sobreviver até 6 anos em solo úmido. Outra espécie conhecida também é P.infestans, causadora do crescimento tardio da batata, que em 1845, causou a morte de
800 mil pessoas na Irlanda devido à escassez da batata.
Abóboras infectadas pelo oomiceto Phytophthora
Além dos representantes terrestres, existem também os aquáticos. Os “fungos” aquáticos podem ser homotálicos (possuem estruturas sexuais masculinas e femininas num mesmo indivíduo
ocorrendo