Aula1Introducaoascriptogamas 20150305114022
2366 palavras
10 páginas
FACULDADE PITÁGORASCURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Introdução ao estudo da biologia das criptógamas Professor M.Sc. Alcemar Gasparini
introdução ao estudo das criptógamas
ORIGEM DA VIDA
• A hipótese mais aceita para a origem da vida é aquela proposta por
Oparin na déc. de 20, em que o oceano primitivo seria rico em compostos químicos energéticos e que a interação entre estes compostos levou a produção de moléculas complexas autoreplicativas (ex. RNA) que, eventualmente, por processos ainda não muito claros, tornaram-se entidades celulares auto-replicativas.
•
Segundo esse cenário, os primeiros organismos vivos eram procariontes heterotróficos, tendo as linhas autotróficas surgido posteriormente. • Os eucariontes teriam sido originados a partir de procariontes com capacidade de fagocitose, e que ao fagocitar outros procariontes adquiriram capacidades metabólicas adicionais.
•
Esses procariontes fagocitados foram se simplificando e especializando gradualmente originando as organelas das células atuais, além de contribuírem com genes para a formação do núcleo.
• Essa célula hospedeira primitiva foi denominada de urcarioto.
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Cientistas do século IXX já tinham a percepção da importância de considerações evolutivas no estudo dos seres vivos. A Árvore
Filogenética de Ackel (1866), demonstra essa preocupação em relacionar os diferentes grupos de seres vivos. A partir da visão clássica de Ackel foi desenvolvido o esquema dos cinco reinos de Whittaker
(1969), modelo que foi dominante ate o a década de 1980.
1 - Monera (procariontes) - algas azuis.
2 - Protista (eucariontes unicelulares) - algas e fungos unicelulares. 3 - Plantae (eucariontes multicelulares autótrofos fotossintetizantes) - algas, briófitas, pteridófitos e plantas com sementes. 4 - Fungi (eucariontes multicelulares com nutrição heterótrofa absortiva) – fungos verdadeiros.
5 - Animalia (eucariontes multicelulares com nutrição heterótrofa ingestiva) – vertebrados e