Fundo Monetario Internacional
O resultado foi um relatório do Secretariado da OMC, divulgado no último mês de setembro, com base em 130 estudos de analistas, que 'permitiram chegar à conclusão que não há conclusão', segundo detalharam nesta quarta-feira fontes diplomáticas.
O relatório não permitiu um veredicto conclusivo e o resultado deste seminário de dois dias - com participação de representantes de governos, entidades financeiras, empresários, organizações internacionais e economistas - será o mesmo, segundo as fontes.
O presidente do Grupo de Trabalho sobre Dívida Comercial e Finanças e representante de Hong Kong na OMC, Martin Glass, organizou o seminário, cujo primeiro dia servirá para escutar as opiniões de exportadores e importadores sobre o impacto da volatilidade das divisas em seus negócios.
O primeiro dia também dará voz a representantes dos governos, que explicarão o impacto dos juros de câmbios em suas políticas comerciais.
A segunda jornada será a vez das organizações internacionais, com discursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial (BM), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).
O seminário será encerrado por uma reflexão acadêmica por parte de economistas especializados em políticas cambiais e comércio.
As fontes consultadas pela Agência Efe esclareceram que se trata unicamente de uma reunião para entender melhor os aspectos relacionados com este problema e suas implicações, e que há um