Fundo do mar
Projeto de Intervenção Explorando o Fundo do Mar – firmando conteúdos conceituais
Séfora Putinato – 1230117 Maria Lúcia Freitas Sertori – 1224903 Ana Elisa C. Grandini Zaneti – 1225273 Uândara da Silva Furini – 1232236
Polo Orlândia – SP 2013
Justificativa: Apresentaremos às crianças de uma maneira lúdica e divertida a vida no fundo do mar, ressignificando o papel de cada espécie e protagonizando a vida embaixo d’água.
Objetivos: Na tentativa de se ampliar as possibilidades de concretização das intenções educativas, trabalharemos com o tema: Explorando o fundo do mar. Aumentaremos assim nossas possibilidades de atuação e firmaremos os conceitos dos objetos e espécies que vivem no fundo do mar, criando condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças.
Metodologia/Estratégias de atuação pedagógica: Visando a socialização do grupo, o que eles já sabem e o que devem saber, procuramos apresentar aos nossos seres em formação a vida no fundo do mar. Iniciaremos com a mudança do ambiente da sala de aula, vamos fixar nas paredes, no teto e no chão, diferentes espécies de peixes, arraias, algas e corais. Pediremos aos nossos alunos que tragam de casa figuras de seres vivos do fundo mar e faremos com que eles reconheçam a semelhança entre suas figuras e as fixadas em sala de aula. Após o reconhecimento, falaremos em voz alta o nome do peixe ou ser vivo encontrado, colaremos a figura em um painel e depois a professora escreverá o nome do ser vivo ao qual corresponde a figura colada. No final faremos uma “leitura” imaginária, onde eles associaram a figura ao nome, usando o princípio do associacionismo que liga o todo e a parte.
Avaliação da Aplicação do Projeto: Durante o projeto apresentado as crianças, elas puderam firmar os conceitos que já sabiam sobre o fundo do mar e aprenderam espécies novas, através das situações problematizadoras que apresentamos a elas. Ficamos mediando todo o conhecimento de perto em uma atividade