fundição
Fundição é o processo de fabricação de peças metálicas que consiste basicamente no preenchimento de moldes (com as dimensões e formato da peça desejada) com metal em estado líquido. A fundição pode ser considerada como um processo inicial, pois se pode obter (além de peças praticamente acabadas) lingotes, tarugos e placas, os quais são conformados mecanicamente para a obtenção de perfis, chapas, laminados, etc.
O processo de fundição é conhecido pelo homem desde aproximadamente 3.000 AC. Os primeiros metais a serem fundidos foram o cobre e o bronze.
O desenvolvimento de fornos de fundição com temperaturas de trabalho mais altas e utensílios capazes de conter o ferro fundido permitiu que as primeiras fundições de ferro fundido se desenvolvessem a partir de 1.340 D.C.
Atualmente os processos de fundição buscam o controle das propriedades e microestruturas das ligas.
A principal matéria prima utilizada na fundição vem das siderúrgicas, que por sua vez tem o trabalho de retirar o minério de ferro das minas, purificar e sintetizar o ferro gusa, que é o produto vital das fundições.
Os principais minerais que contêm ferro são: hematita, magnetita, goethita e siderita. As formações ferríferas bandadas, denominadas itabirito, compostas de hematita (Fe2O3) e sílica, se constituem nos maiores depósitos de minério de ferro. O minério de ferro, em virtude de suas propriedades químicas e físicas, é, na sua quase totalidade, utilizado na indústria siderúrgica (98%).
O restante é utilizado como carga na indústria de ferroliga e na indústria de cimento.
O alto teor de ferro dispensa em alguns casos, os processos de concentração, podendo o minério ser utilizado diretamente, apenas com a adequação granulométrica. Os procedimentos físicos para preparação mecânica têm por finalidade a obtenção de minérios de composição e dimensões uniformes e adequadas à boa operação nos aparelhos siderúrgicos.
A mineração do ferro representa a mais importante atividade mineral