Fundição
CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CRISTIAN LUIZ ONZI
GUILHERME SCHMIDT
LEANDRO LUIZ MORAES
TÚLIO CHARÃO
VALQUÍRIA MARTINS
TRABALHO DE FUNDIÇÃO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
São Leopoldo 2013
SUMÁRIO
1 OBJETIVO Este trabalho tem como objetivo apresentar os dados obtidos, referentes à microestrutura, inclusões e porosidades, em uma amostra retirada de uma peça fundida. Para obter os dados necessários será feita metalografia de uma amostra de material, retirada da peça fundida, e em seguida as imagens obtidas serão analisadas no programa Image toll, onde serão analisadas as porosidades geradas na peça e com auxilio de bibliografia para determinar a microestrutura da peça fazendo comparação das imagens obtidas na metalografia e imagens da bibliografia.
2 Fundição DO MODELO
2.1 Preparação da moldagem do modelo
Para dar inicio ao processo de moldagem do modelo foi realizada a peneiragem da areia verde disponibilizada no laboratório, com isso foi utilizando 59,75 kg de arreia verde.
Figura 1 – Peneiração da areia verde.
Após a pesagem, o mesmo foi levado para o misturador a fim de ativar a bentonita com água e homogeneizar a mistura, utilizando 1,65 lt de água.
Figura 2 - Areia verde após a mistura.
Com a mistura pronta foi retirada certa quantidade, o mesmo foi peneirada para realizar a análises de compactabilidade, permeabilidade e umidade. Obtendo os resultados de 64% compactabilidade, 250 AFS permeabilidade e 3,14% umidade as faixas recomendadas . Para modelagem manual o recomendado é de 40 a 60% de compactabilidade, 3,8 a 4,5% de umidade e 150 a 200AFS de permerabilidade.
Figura 3 – Amostra de areia verde para análise.
Figura 5 – Teste de compactabilidade.
Com os dados obtidos foi dado o início a preparação do molde, colocando uma das partes da caixa modelo em cima da mesa com a furação dos pinos guia para baixo,