Fundeb
Acadêmicos: Aparecido Izabel Aranega Ivone Maria
Este trabalho foi elaborado tendo por base um debate realizado em sala de aula e o tema é o papel do pedagogo diante do processo de ensino e aprendizagem, e seu papel na mediação do conselho de classe.
O papel do pedagogo, historicamente falando na época Taylorista, modelo fabril e acabou refletindo na escola e figura do pedagogo especialista, traduzido pelo lógico do supervisor e orientador escolar. Seu papel é apenar o de racionalizar ações para qualificar a eficiência do ensino na perspectiva instrumental.
Na época tecnicista essa função era facilmente assumida por professores e sua tarefa era funcionalista: em nome do controle dos processos, do horário, do livro ponto, dos livros registros de classe, acabava secundarizando sua real função de acompanhar a organização do trabalho pedagógico e se afastava cada vez mais do professor.
A conquista do sentido político e pedagógico do pedagogo transcendem as funções burocratizantes, disciplinadoras e fragmentadas do processo pedagógico. Para tal, exige a reflexão e tomada de consciência do seu legitimo papel por parte de toda a escola.
O pedagogo hoje deve ser visto em uma multidimensão: social, política, humana e cultural, mas isso jamais implica numa purificação. O pedagogo tem uma função precípua na formação e difusão cultural e, por conseguinte política e social.
A função do pedagogo se delineia na ação intencional de mediar e orientar na prática docente à luz de uma concepção de educação progressista. A educação é um projeto de emancipação, articulando, nos espaços de contradição, um sentido político, social e transformador.
O pedagogo deve ser articulador e organizador do fazer pedagógico na escola, devendo assim, garantir uma coerência e uma unidade de concepção entre as áreas do conhecimento, respeitando as suas especificidades. Cabe ao