Fundações
Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Para isso é necessário que haja resistência adequada para suportar às tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais Para se escolher a fundação mais adequada, deve-se conhecer os esforços atuantes sobre a edificação, as características do solo e dos elementos estruturais. Assim, analisa-se a possibilidade de utilizar os vários tipos de fundação, em ordem crescente de complexidade e custos.
Fundações bem projetadas correspondem de 3% a 10% do custo total do edifício, porém, se porém mal concebidas e mal projetadas, podem atingir de 5 a 10 vezes mais que o custo previsto.
Neste caso falaremos especificamente das fundações diretas.
Investigações Geotécnica e Geológicas
Generalidades:
Para fins de projeto e execução de fundações, as investigações do terreno de fundação constituído por solo, rocha, mistura de ambos ou rejeitos compreendem:
a) investigações de campo:
- sondagens a trado, poços e trincheiras, de inspeção ou de amostragem, sondagens de simples reconhecimento à percussão, sondagens rotativas e sondagens especiais para retirada de amostras.
- ensaios de penetração quase estática ou dinâmica, ensaios in situ de resistência e deformabilidade.
- ensaios in situ de permeabilidade ou determinação da perda d’água;
- medições de níveis d’água e de pressões neutras;
- medições dos movimentos das águas subterrâneas;
- processos geofísicos de reconhecimento;
- realização de provas de carga no terreno ou nos elementos de fundação;
Nota: Nas investigações de campo, visitas ao local da obra são consideradas de importância fundamental.
b) investigações em laboratório sobre amostras deformadas ou indeformadas, representativas as condições locais,