Fundações
Fundação directa em blocos
O que caracteriza a fundação em blocos é o fato da distribuição de carga para o terreno ser aproximadamente pontual, ou seja, onde houver pilar existirá um bloco de fundação distribuindo a carga do pilar para o solo (figura 3a). Os blocos podem ser construídos de pedra, tijolos maciços, concreto simples ou de concreto armado. Quando um bloco é construído de concreto armado ele recebe o nome de sapata de fundação.
Fundação direta em baldrame
A fundação em baldrame apresenta uma distribuição de carga para o terreno tipicamente linear, por exemplo, uma parede que se apoia no baldrame, sendo este o elemento que transmite a carga para o solo ao longo de todo o seu comprimento (figura 3b). Um baldrame, pode ser construído de pedra, tijolos maciços, concreto simples ou de concreto armado.
Quando o baldrame é construído de concreto armado ele recebe o nome de sapata corrida.
Fundação direta em radier
A fundação em radier é constituída por um único elemento de fundação que distribui toda a carga da edificação para o terreno, constituindo-se em uma distribuição de carga tipicamente superficial (figura 3c). O radier é uma laje de concreto armado, que distribui a carga total da edificação uniformemente pela área de contacto. É usado de forma econômica quando as cargas são pequenas e a resistência do terreno é baixa, sendo uma boa opção para que não seja usada a solução de fundação profunda.
Fundação Indireta
- Transmitem cargas ás camadas profundas, contêm empuxos de terra, compactam terrenos através da vibração.
- Peças alongadas cilíndricas ou prismáticas, de madeira, metal ou concreto.
Fundação indirecta São as própria dos solos em que não há boa coesão e tem dificuldades em suportar a carga