Fundações
De acordo com a NBR 6122 a fundação em blocos diz respeito ao
Ou seja, os blocos são elementos de grande rigidez executados em concreto ciclópico, portanto, não armados, dimensionados de modo que as tensões de tração produzidas sejam resistidas unicamente pelo concreto.
Geralmente, usa-se blocos quando a profundidade da camada resistente do solo está entre 0,5 e 1,0 m de profundidade (BRITO,1987)
1.1 – CARACTERÍSTICAS
Não necessitam de armadura;
Para cada pilar há a criação de um bloco;
Resistente somente a compressão;
Quando é feito com concreto armado é chamado de sapata de fundação.
Utilizados em solos de grande resistência;
Baixo custo;
Simples execução.
1.2 - DIMENSIONAMENTO O dimensionamento dos blocos consiste na definição das suas dimensões em planta e da sua altura, conforme mostrado na Figura 1.
Para que as tensões geradas sejam resistidas pelo concreto, o bloco deve apresentar a altura h , calculada pela expressão apresentada na Figura 1 em função do valor de a, e do ângulo a, obtido a partir da Figura 2 apresentada em seguir, em função da relação s/calculados como:
Figura 1 - Dimensões dos bloco de fundação (Alonso,2001)
Figura 1 – Dimensionamento do bloco de fundação – valor de a Alonso,2001)
2 – RADIER
A origem do termo radier possui origem romena, onde no passado foi muito utilizada nas fundações dos aquedutos. Uma definição mais atual, própria para nossos dias, é a fornecida pela ACI 360R-10 (2010) que define radier como uma laje sobre solo cuja principal finalidade é suportar as cargas aplicadas através da tensão admissível de suporte do solo (capacidade do solo).
Fonte: (www.profwilliam.com)
Fonte: (www.profwilliam.com)
2.1 – RADIER NO BRASIL
O Brasil não possui uma normativa específica para radier. Essa restrição dificulta muito a utilização desse sistema de fundação. De uma maneira geral, no Brasil a maioria dos radiers são para