Fundações
A utilização de fundação com estacas tipo “STRAUSS” é a mais viável devido as baixas cargas da obra e por provocarem pouca vibração no solo devido ao seu método de cravagem que utiliza um pilão oco para a remoção da terra saturada.
b) Edifício de concreto com 15 pavimentos situado em terreno com construções próximas a certa de 15m do canteiro:
A utilização de fundação tipo tubulões é a mais viável devido à grande capacidade de carga devido a seu grande diâmetro e ao alargamento no final da sua seção proporcionando maior área pontual.
c) Ampliação de edifício hospitalar com 5 pavimentos:
A utilização de fundação com estacas de hélice continua é a mais viável devido a inexistência de vibração e por conseguirem atingir grandes profundidades proporcionando grande resistência de carga.
d) Sobrado com térreo e 2 pavimentos elevados sem construções antigas nas proximidades.
A utilização de fundação com estacas tipo franki é a mais viável devido a capacidade média de cargas provocada pelo bulbo formado e com a inexistência de construções antigas nas proximidade não haverá nenhum problema com as vibrações causadas pelo equipamento.
e) Parede diafragma com cortina impermeável:
A utilização de sistema de Jet-Grouting é o mais aconselhado devido ao seus sistema de injeção de calda de cimento formando diafragmas com paredes impermeáveis.
f) Edifício com 8 pavimentos, grande área projetada, altas cargas de ocupação e grande números de pilares:
A utilização de fundação com estacas barrete é a mais viável devido a sua grande capacidade de carga em ração das grandes profundidades atingidas (70m) com a utilização de escavadeiras de grande porte (clam-shell), ausência de vibração e redução no volume de concreto dos blocos de transição.
g) Reforço de fundação diretas em sapatas:
A utilização de sistema de estaca raiz é indicado em espacial para reforços de fundação,