Fundações
ST – 306
2003
1° Parte: Hidrologia
I – Hidrologia: como conceito ou definição, trata-se da ciência que estuda a água do Planeta Terra, consequentemente, as ocorrências, circulação e distribuição, analisando e estudando física e quimicamente quanto a propriedade bem como a inter-relações.
Os estudo Hidrológico são importante no tocante aos efeitos catastróficos das grandes cheias e estiagem e evidentemente, o quanto o trabalho humano interfere positivamente ou negativamente sobre o meio ambiente.
II - Ciclo Hidrológico: No Planeta Terra nota-se a presença de água no estado líquido, sólidos e gasoso, na atmosfera, na superfície, no solo, no subsolo, nos rios, lagos oceano e mares, também nas calotas polares e também na atmosfera, todos, seja em qualquer lugar, posição ou época, em constante movimento, o qual chamamos ou denominamos tecnicamente de “Ciclo Hidrológico”.
Pelo Ciclo Hidrológico notamos as mudanças de estado ou posição em relação ao Planeta Terra, seguindo:
- Precipitação;
- Escoamento (intercepção);
- Escoamento (subterrâneo);
- Evaporação.
III - Aplicação:
III – 1 – Abastecimento:
- Domestico;
- Industrial;
- Irrigação.
III – 2 – Drenagens:
- Drenagem superficial;
- Drenagem subterrânea.
III – 3 – Obras Hidráulicas (Dimensionamento):
- Controle de cheias;
- Pontes;
- Bueiros;
- Galerias;
- Barragens;
- Diluição.
III – 4 – Irrigação:
- Controle estiagens;
- Controle de abastecimento alimentar;
- Bem estar social.
IV – Precipitação “Chuvas”
IV – 1 – Conceito físico: O ar atmosférico quente e úmido, expande-se adiabaticamente (sem troca de calor ), eleva-se e resfria proporcionalmente em função da altitude (ver esquema de temperatura), até atingir seu ponto de saturação. Uma parcela desse vapor de água se condensa sobre os núcleos de condensação (partículas suspensas, formando as nuvens, conforme esquema abaixo: