Fundações
Fundações são elementos estruturais que devem ter uma resistência adequada para suportar esforços solicitados, sua função é transmitir a carga da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Escolha do tipo de fundação em função da geologia, pesquisa de subsolo adequada (geofísica e sondagem), fundação inadequada ao tipo de solo e suas consequências (cálculo das cargas e recalques), equipamentos e mão-de-obra disponível, custo de execução.
Aeroporto de Natal
INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO
A sondagem a percussão é também chamada de “Simples reconhecimento” ou, ainda, de “Sondagem SPT”. Este nome vem da abreviação dos termos ingleses “Standard Penetration Test”, ou seja, “Teste de Penetração Padrão”. Este processo é muito usado para conhecer o subsolo fornecendo subsídios indispensáveis para escolher o tipo de fundação que possivelmente se utilizara.
O projeto de fundações é uma etapa importante de qualquer construção, de todos os portes. Afinal, é sobre a fundação que repousa todo o peso da obra, e de nada adiante construir sobre uma base instável.
SPT
TIPOS DE FUNDAÇÕES
Diretas ou profundas:
São mais utilizadas em casos de edifícios altos em que os esforços do vento se tornam consideráveis, e/ou nos casos em que o solo só atinge a resistência desejada em grandes profundidades. Os tipos mais comuns de fundação profunda são as estacas escavadas e as estacas cravadas.
Estacas
Estacas Escavas e Barretes - Estaca escavada, também chamada de estação, é aquela com seção circular, executada por escavação mecânica com equipamento rotativo, utilizando lama bentonítica e concretada com uso de tremonha.
A estaca barrete possui seção retangular, executada por escavação com guindaste acoplado com "clamshell", também utilizando lama bentonítica e concretada com uso de tremonha.
Estacas Raiz - É uma estaca de pequeno diâmetro concretada “in loco”, cuja perfuração é realizada por rotação ou rotopercussão, em direção vertical ou inclinada.