FUNDAÇÕES, CONTENÇÕES IMPERMEABILIZAÇÃO
Fundações Diretas
Também chamadas de fundação rasa ou superficial, transmitem a carga do edifício ao solo através das pressões distribuídas sob a base da fundação.
Sapata Isolada – Usada quando a carga do edifício é pequena. São posicionadas e dimensionadas em função de um só pilar, por isso, em uma mesma construção são executadas varias sapatas, estas são interligadas por vigas baldrames.
Sapata Corrida – Usada quando a carga é distribuída linearmente, no caso das paredes, ou de um em um alinhamento de pilares, e quando a distância de duas sapatas isoladas é muito pequena.
Sapata Alavancada (Viga Alavancada) – Trata-se de uma viga de equilíbrio entre duas sapatas, e é usada quando as cargas dos pilares são diferentes em cada sapata ou quando uma sapata esta localizada no limite do terreno.
Radiers – É um elemento de fundação que abrange toda a carga em uma única peça, não existe uma forma única, uma vez que muda de acordo com o projeto. Também é conhecida como balsa, já que, por ser utilizada normalmente em solos que possuem grande movimentação essa fundação “flutua” no terreno. É feito de concreto armado. A vantagem é que é criada uma plataforma para serviços de manutenção, em contra partida esta fundação impõe a execução precoce de todas as instalações e reformas são muito difíceis de serem realizadas.
Blocos de Fundação – Trata-se de um elemento de transição, uma vê vez que transferem as cargas da edificação para outros elementos de fundação, que podem ser estacas ou