Tecnologia da Construção
TRABALHO CORTES, ATERROS, CONTENÇÕES E FUNDAÇÕES
AUTORES:
FELIPE CATORZE
CURITIBA, PARANÁ 2014
1. SONDAGEM
Processo inicial que analisa o solo com objetivo de desvendar suas características e adotar a melhor solução para a fundação. A facilidade, simplicidade e baixo custo da sondagem podem fornecer dados sobre a compacidade, consistência, perfil geométrico, resistência, nível do lençol freático e perfil geotécnico do solo analisado. Usando também da coleta do solo para análise laboratorial.
A sondagem SPT (standard penetration test: teste de penetração padrão) é muito comum. Método direto onde através da percussão visa cravar à estaca no solo, e a resposta fornecida pela mesma determina a resistência do solo.
Os três métodos de pesquisa das sondagens são o indireto, usando de ondas elétricas ou elásticas; semidireto, com correlações indiretas; e o direto, com coleta de amostras. Variando, dentre os métodos, na quantidade e qualidade da informação obtida do solo.
Sondagem
2. CORTES
Os cortes consistem na retirada de terra para a melhor utilização do terreno. Havendo cortes de seção mista, movendo terra acima e abaixo, e plena, movendo terra de modo a formar um buraco a ser utilizado. Sendo necessária a tomada das devidas precauções com ângulo de corte e a terra, para que não haja desabamento.
Quando a compensação dos volumes entre corte e aterro é feito ou um empréstimo de terra, ou o “bota-fora”, descarga do corte, dependendo da ocasião.
Corte e Aterro
3. ATERROS
Análogo ao corte o aterro consiste em colocar terra para a utilização do terreno. É feito um eixo no terreno que dividira qual parte será cortada, e qual aterrada para deixar o terreno em nível. Algumas vezes o aterro pode ser feito com o intuito de substituir a terra para uma melhor qualidade da execução da