Fundação e solo de uma obra escolhida
ISABELE ANTONELLI
PITÁGORAS DOS SANTOS RODRIGUES LEMOS
DOUGLAS MAZARO POLITANO
Curitiba
Abril/2015
RESUMO
Este trabalho é um estudo realizado a partir da análise de dados referentes ao tipo de solo e a fundação mais apropriada para a obra em questão.
Sabe-se que a fundação é um elemento estrutural de suma importância na constituição da obra como um todo, pois, é ela quem realiza a transferência de cargas, provenientes da superestrutura, ao solo. Contudo, a fundação não é um elemento que deve ser analisado isoladamente. Deve-se sempre levar em consideração o conjunto fundação-solo.
Portanto, através de pesquisas e dados cedidos pela Construtora VCCON Engenharia (responsável pela obra), faremos um breve resumo sobre as características da obra por nós escolhida, de seu subsolo e todas as demais intervenções que envolvam geotecnia.
OBJETIVO ESPECÍFICO
O respectivo trabalho tem como foco principal caracterizar a espécie de solo presente na obra, o tipo de fundação utilizada (e o por quê), detalhar aspectos importantes que ressalvem a importância do estudo do solo para determinados fins, além dos detalhes relevantes para um melhor entendimento do conteúdo abordado.
DESCRIÇÃO DA OBRA
Condomínio residencial “Weekend Up”, composto por duas torres de oito e nove andares. Pequenas edificações no térreo e dois subsolos comuns às duas torres. A obra está em estágio final e possui uma área de aproximadamente 10 mil m².
Devido aos processos de execução e ao peso das edificações, a obra causou pequenas movimentações no terreno construído, provocando assim, danos reparáveis nas construções vizinhas.
O condomínio está localizado na Rua Manoel Eufrásio, 1231 – Juvevê (próximo ao museu Oscar Niemeyer). Disponível em: < http://www.vcgweekend.com.br/index.html>. Acesso em: 29 de março de 2015
O SOLO
O solo encontrado nas escavações é o solo característico da Formação Guabirotuba - também conhecido como “sabão de