PROJETO ESTACAS PREMOLDADAS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
DIMENSIONAMENTO DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS
João Vitor
Danielle Cruz
Goiânia - 2013
2
3
1. INTRODUÇÃO
Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas de uma estrutura. Para a escolha do tipo de fundação devem ser considerados aspectos que vão desde a natureza do solo até o orçamento da obra. Deverão ser conhecidos pelo projetista ao menos os seguintes aspectos:
• Natureza e característica do solo no local da obra;
• Dimensão, grandeza e natureza das cargas a serem transferidas ao subsolo;
• Limitações dos tipos de fundações existentes no mercado e as restrições técnicas impostas de cada tipo de fundação
• Fundações e condições técnicas dos edifícios vizinhos;
• Orçamento completo (material, mão-de-obra, transporte, etc) das soluções e tipologias possíveis.
Além disso, devem ser consideradas as atividades que precisam ser realizadas além da execução da fundação em si. Por exemplo, quando o terreno onde se deve trabalhar acumula muita água, ou quando o nível do lençol d’água estiver acima da cota de arrasamento das fundações diretas, deve-se proceder ao esgotamento d’água.
Em geral se faz um estudo de soluções estruturais a serem analisadas por uma equipe multidisciplinar. Cabe aos engenheiros responsáveis pelo projeto de fundações e das estruturas superiores apresentar as soluções possíveis e aos arquitetos discutir, argumentando e benefício da manutenção da forma, funcionalidade e estética do projeto. Os responsáveis pelas instalações deverão considerar o melhor posicionamento para os sistemas prediais enquanto os construtores, empreiteiros e subempreiteiros indicarão os recursos técnicos disponíveis para a construção. Paralelamente a essa discussão e dando a orientação necessária relativa à gestão dos recursos, o incorporador estabelecerá a viabilidade financeira do investimento. Esses diversos fatores irão balizar