GLOBALIZAÇAO
A glândula mamária tem como função principal a lactação, que é a capacidade de produzir o alimento ideal para o seu filho : o leite da sua espécie.
O hipotálamo,área pequena do cérebro , tem dentre suas funções regular a liberação dos hormônios da adenohipófise.A sucção do bebê no peito estimula as terminações nervosas do mamilo e aréola enviando impulsos ,via neuronal reflexa aferente , para o hipotálamo estimulando a hipófise anterior a secretar o hormônio prolactina e a hipófise posterior o hormônio ocitocina³. Durante a gravidez , a prolactina produzida pela placenta está presente na circulação e alcança níveis altíssimos durante o parto, porém a sua ação na produção de leite é inibida pela alta concentração de esteróides sexuais (estrogênios e principalmente progesterona).
NECESSIDADES NUTRICIONAIS
Para muitas mulheres a habitual lentidão de perda de peso após o parto pode não satisfazer seus desejos de uma volta imediata ao peso corporal pré-gravídico. Por esse motivo, algumas tendem a seguir dietas hipocalóricas. É importante reconhecer, entretanto, que restrições moderadas a acentuadas de ingestão alimentar durante a lactação comprometerão a capacidade da mulher para sintetizar o leite. A mãe deve se conscientizar da situação e aceitar uma perda de peso gradativa nos primeiros 6 meses após o parto; caso contrário, o êxito da lactação pode ser limitado e a criança pode sofrer um suprimento insuficiente de leite para satisfazer suas necessidades. Amamentando ou não, você deve esperar pelo menos 6 semanas após o nascimento de seu bebê para iniciar uma pequena restrição calórica e atividade física. Você precisará de energia para se recuperar do parto, lidar com as necessidades do bebê, cuidar de sua casa e possivelmente voltar ao trabalho.
Após o primeiro mês depois do parto, é esperada uma perda de peso gradual de 0,5 a 1 kg por mês. As mães que perdem peso muito rapidamente ou que atingem um peso