Tecnologia da construção
Você projetou uma residência (ou uma creche) a cerca de um ano. Os proprietários decidiram finalmente construir e chamaram você para definir os seguintes passos:
1. Será necessário fazer movimento de terra no terreno?
2. Que tipo de fundação usar?
3. Que tipo de material vai ser utilizado na alvenaria de vedação da superestrutura (bloco de tijolo cerâmico, bloco de concreto, bloco de concreto celular, etc.)?
Espera-se que você entregue um memorial ao cliente contendo os dados abaixo listados:
a) O perfil do terreno (antes e depois) com os cálculos referentes ao aterro/cortes necessários, e número de viagens para transporte do material considerando que cada caminhão basculante da empresa contratada transporta até 8m³ por viagem;
b) Especificação do tipo de fundação escolhida e motivação para tal, com definição da impermeabilização a ser utilizada;
c) Planta de locação das fundações, com 1 detalhe da fundação escolhida;
d) Planta baixa com a marcação dos pilares;
e) Escolha do tipo de alvenaria de vedação, suas dimensões e planta de locação das paredes.
Você pode pesquisar materiais e técnicas inovadoras ou utilizar as técnicas tradicionais para aplicar ao seu projeto, justificando sua escolha. Você pode ainda consultar profissionais da área para te ajudarem no processo de definição das fundações ou mesmo o professor de cálculo estrutural. Utilize todo o seu conhecimento! Discuta com outros colegas a sua solução. Neste momento, o exercício não levará em conta o cálculo da fundação. No site você encontrará algumas dicas, modelos e sugestões para preparar suas plantas.
Desenvolvimento da Fundação do Projeto Para o desenvolvimento desta avaliação, foi escolhido o projeto de uma residência unifamiliar, no município de Niterói. Para a execução da fundação não foi necessário fazer movimento de terra no terreno, pois o mesmo é plano.
Tipo de Fundação:
Devido o