Fundaçoes
(UNOCHAPECÓ)
SONDAGEM
CHAPECÓ – SC, 2013
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
Curso: Engenharia Civil
Professor:Pedro Boelh
SONDAGEM
Chapecó – SC, junho de 2013
Introdução
Com este trabalho pretende-se adquirir o maximo de conhecimento sobra Sondagens, saber diferenciar os tipos existentes e sua funcionalidade. Sabendo interpretar suas apliacaçoes na engenharia civil.
Sondagem a Percursao
A sondagem a percussão é muito usado para conhecer o sub-solo fornecendo subsídios indispensáveis para escolher o tipo de fundação. O projeto de fundações é uma etapa importante de qualquer construção, de todos os portes. Afinal, é sobre a fundação que repousa todo o peso da obra, e de nada adiante construir sobre uma base instável.
O conhecimento do tipo de solo, é importante para se conhecer o comportamento esperado ao receber as cargas, mas para saber o melhor tipo de fundação é preciso saber:
• Quais são os tipos de solo que estão sob a obra, e a que profundidade;
• Qual é altura do lençol freático;
• Qual é a capacidade de carga do sub-solo, em diversas profundidades;
• Como o solo se comporta ao receber carga.
Para obter estes tipos de informação o teste mais econômico e elucidativo é o ensaio SPT. A partir dele o projetista de fundações poderá solicitar exames mais específicos, caso ache necessário.
Equipamento para ensaio de percussão e medição do SPT de subsolo.
Equipamentos utilizados
O equipamento para a sondagem a percussão é simples e pode ser relativamente barato. Existem soluções mais sofisticadas em termos de facilidade e precisão, mas o material básico consiste em:
• Tripé equipado