Coisa legal
Para escrevermos os números que utilizamos todos os dias, usamos dez símbolos – 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9 – os algarismos.
No sistema de numeração decimal, 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem imediatamente superior.
Exemplo:
10 unidades = 1 dezena 10 dezenas = 1 centena
O nosso sistema de numeração é um sistema de posição, porque o valor de um algarismo depende da ordem que ocupa, ou seja, da sua posição na escrita do número. Exemplo: 2 3 2 3 3 unidades 20 unidades 300 unidades 2000 unidades Num número, os algarismos agrupam-se em classes. Cada classe tem três ordens: unidades, dezenas, centenas Os números escrevem-se e lêem-se da esquerda para a direita. A leitura habitual e corrente de um número faz-se por classes. Exemplo: 2 345 134 lê-se: dois milhões, trezentos e quarenta e cinco milhares e cento e trinta e quatro unidades. Números consecutivos – números em que um deles é sucessor do outro. Exemplo: 3 e 4 ; 99 e 100 Nota: o zero não tem antecessor (antecessor de um número obtém-se subtraindo-lhe uma unidade).
Num número decimal, há uma parte inteira e uma parte decimal que são separadas por uma vírgula. Para se ler um número decimal, lê-se primeiro a parte inteira e depois a parte decimal. Na parte decimal há décimas, centésimas, milésimas, décimas milésimas, … Exemplo: 290,01 lê-se: duzentas e noventa unidades e uma centésima. Para comparar e ordenar números utilizam-se os símbolos:
(é maior que)
(é menor que)
(é o mesmo que) Para comparar números decimais, terás de:
Comparar a parte inteira;
Se as