coisas legais
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al e número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons ) com massa 27 u . Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário. Características do alumínio
Peso: O alumínio tem uma densidade de 2,7 g/cm3, aproximadamente um terço da densidade do aço.
Resistência: As ligas de alumínio têm normalmente uma resistência à tração de 70 a 700 Mpa. A gama para as ligas utilizadas em extrusão é de 150 a 300 Mpa.
Ao contrário do que sucede com a maioria dos aços, o alumínio não se torna quebradiço a baixas temperaturas. Pelo contrário, a sua resistência aumenta. A altas temperaturas, a resistência do alumínio diminui. A temperaturas que se mantenham acima dos 100ºC, a resistência é afetada, de tal modo, que o enfraquecimento deve ser tido em consideração.
Expansão linear
Em comparação com outros metais, o alumínio tem um coeficiente de expansão linear relativamente elevado. Isto tem de ser tido em conta em determinados projetos.
Maleabilidade
A maleabilidade superior do alumínio é essencial para a extrusão. Com o metal quente ou frio, esta característica é também explorada na laminagem de bandas e chapas, bem como no encurvamento e noutras operações de moldagem.
Maquinagem
O alumínio é trabalhado com facilidade utilizando a maior parte dos métodos de maquinagem – fresagem,