Filosofia Idade Média
2)Por que é difícil conceber uma história da ética para além do mundo ocidental?
3)"A filosofia vai encontrar-se, pois, ao nascer, numa posição ambígua: em seus métodos, em sua inspiração, aparentar-se-á ao mesmo tempo às iniciações dos mistérios e às controvérsias da Ágora; flutuará entre o espírito de segredo próprio das seitas e a publicidade do debate contraditório que caracteriza a atividade política." (Jean-Pierre Vernant, As Origens do Pensamento Grego)
Explique e comente a idéia central dessa passagem, com base nos seguintes tópicos:
a) o ideal de sabedoria mítico-religiosa que remete a uma verdade transcendente; e
b) a reflexão sobre critérios racionais relativos à vida individual e coletiva.
5)"A divindade me incita a ajudar os outros e conceber, porém impede que eu próprio conceba. Por isso mesmo não sou sábio, não havendo um só pensamento que eu possa apresentar como tendo sido invenção de minha alma e por ela dado à luz. Porém, os que tratam comigo, mesmo se no começo alguns parecem totalmente ignorantes, com a continuação de nossa convivência, aqueles favorecidos pela divindade progridem admiravelmente, tanto no seu próprio julgamento como no de estranhos. O que é fora de dúvida é que nunca aprenderam nada comigo: neles mesmos é que descobrem as coisas belas que põem no mundo, servindo, nisso tudo, eu e a divindade como parteiros." (Platão, Teeteto)
Temos aqui a afirmação da célebre maiêutica socrática. Nela podemos perceber certa concepção de ensino. Desenvolva esse tema, do ponto de vista da relação entre professor e aluno, enfocando os seguintes tópicos:
a) formação pessoal e profissional
b) aquisição de conteúdos
c) capacidade criativa.
6)
Texto 1
Um dos elementos centrais do pensamento mítico e de sua forma de explicar a realidade é o apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao