A Importância do Brincar no ambiente de creche
“A criança pequena, mais especificamente o bebê, tem sido vista como um sujeito passivo e dependente porque sua aparência frágil tem o poder de causar no adulto um sentimento de proteção; entretanto, estudos e pesquisas tem mostrado, em larga escala, uma nova visão de criança. Essa nova visão nos permite compreender seu desenvolvimento e a forma como ela constrói seu conhecimento, entendendo-a como um sujeito que desde o nascimento, está inserida num contexto social e dele participa ativamente.” (SANTOS;2011, p.
7)
Ao iniciar meu trabalho com creche em 2009 observei o quanto mostrava-se importante para a criança inserida em ambientes de creche o ato de brincar. De acordo com várias pesquisas, muitos pais não têm tempo para brincar com seu filho, não dando a devida importância a este ato, pois muitos não compreendem o quanto as brincadeiras estimulam e desenvolvem a criança; cabendo ao professor tornar-se o possibilitador dos estímulos para com a criança. A criança ao brincar desenvolve-se amplamente, permitindo, dessa forma um desenvolvimento significativo e que a mesma usará durante toda a sua vida.
Desde que nascem as crianças são inseridas em um contexto social, no qual, o seu primeiro contato se dá pela interação com os pais. Desde os primeiros meses de vida a criança entra em contato com o mundo por meio da brincadeira, inicialmente com o ato de brincar de esconder o rosto e em sequência aparecem às brincadeiras cantadas e assim sucessivamente vai aumentando-se o leque de brincadeiras, as quais evoluem a cada nível/ idade, e assim essas mesmas brincadeiras vão desenvolvendo vários conceitos nas crianças.
“Brincar favorece a auto-estima, a interação com seus pares e, sobretudo, a linguagem interrogativa, propiciando situações de aprendizagem que desafiam seus saberes estabelecidos e destes fazem elementos para novos esquemas de cognição. Através do jogo simbólico a criança aprende a agir e desenvolve autonomia que