Fundamentos
Trabalho de Fundamentos das Políticas Sociais
Quais as principais características da mudança de classe social dos brasileiros e qual a posição do grupo acerca da política social brasileira?
A mudança de formato da figura, de pirâmide para losango, com relação à distribuição das classes socioeconômicas entre 2005 e 2010, ocorreu em razão do ganho de renda que levou a uma grande mobilidade social.
Não podemos negar que os programas sociais criados e/ou melhorados pelo governo possibilitaram uma circulação maior do dinheiro em nossa economia, consequentemente, também elevaram o nível social de diversas famílias e as colocaram em condições de consumir mais. O maior consumo fez com que a indústria tivesse que produzir mais, gerando assim mais empregos. Um ciclo vicioso, onde o Brasil como um todo passou a um novo nível social.
A distribuição dos brasileiros por classes socioeconômicas mudou nos últimos anos, deixando de ter o formato de pirâmide, típico de países pobres, com grande contingente de baixa renda, e passou a ser um losango, figura geométrica que se aproxima de uma distribuição socioeconômica mais equilibrada entre as classes sociais e frequente em países desenvolvidos, por ter a base larga, onde estava a maioria das famílias de baixíssima renda, e o topo estreito, onde concentravam as elites.
[pic]
Toda pessoa tem direito a um nível de vida adequado que lhe assegure, assim como à sua família, saúde e bem-estar, especialmente alimentação, vestuário, habitação, assistência médica e os serviços sociais necessários.
Programas sociais compensatórios podem não resolver os problemas estruturais da miséria e servem apenas para ocultar que o governo Lula manteve o Brasil como um dos campeões da desigualdade e a dependência dos desprovidos aos serviços sociais.
Entendemos que ações desenvolvidas neste propósito são apenas paliativas, não contribuem para a inclusão social, já que um dos objetivos deste programa é “estimular a