Organização do trabalho em um setor de uma instituição pública: estudo de caso
Adriana Dias (Unipampa) dricaitq@hotmail.com
Aline Falcão (Unipampa) aline-f-falcao@hotmail.com
Aline Soares Pereira ( Unipampa) aline.pereira@unipampa.edu.br
Carla Beatriz da Luz Peralta (Unipampa) carlinha_peralta@hotmail.com
Queila Lacerda Rodrigues (Unipampa) queilinhah_rodrigues@hotmail.com
O artigo descreve uma aplicação prática da Organização do Trabalho em uma oficina mecânica da rede pública na região sul do Rio Grande do Sul. Este projeto é um estudo de caso de caráter exploratório da trajetória de alinhamento dos sistemas de produção. A pesquisa parte dos modelos propostos por Taylor e Ford, que se concentraram na especialização do trabalho, e na evolução para formas de organização que valorizam a capacidade de trabalhos em grupo do ser humano. Foi feita a descrição das etapas de implantação dos sistemas de produção e foram registrados os incidentes críticos da empresa. Através do diagnóstico estudado serão apresentados à empresa recomendações a curto, médio e longo prazo para a solução destes problemas.
Palavras-chave: Organização do Trabalho; Gestão Pública; Modelo de Excelência.
1. Introdução
O presente artigo relata a extrema importância da organização do trabalho em uma organização pública. Atualmente, a gestão pública foca seus esforços na utilização dos modelos de gestão utilizados nas organizações privadas, esses modelos estão transformando a forma de gerir a gestão pública e se torna indispensável para a obtenção de melhores resultados nos órgãos governamentais.
Nos últimos 20 anos, o foco das iniciativas de gestão pública mudou, passando de processos para resultados, tendo como principal objetivo o alinhamento entre interesses individuais com as necessidades da organização.
As reformas de gestão pública perceberam retornos importantes na eficiência, porém alguns ajustes tiveram impactos não planejados sobre a