Fundamentos
Aula 1
Esta disciplina trata da educação escolar, questionando como essa educação é feita no processo histórico. Nessa primeira aula, vamos priorizar essas questões:
O que é educação?
O que são fundamentos?
O que são fundamentos históricos da educação?
Por que elegemos esses tópicos para sua formação?
Dizemos que nascemos uma segunda vez, quando nas relações sociais, nos fazemos humanos, assim decorre a relevância da educação. Todos nós, pelo senso comum, reconhecemos a importância da educação. Mas, muitas vezes, nós educadores encontramos dificuldade para defini-la.
Para nos apoiar nessa definição, leia o artigo das professoras Sonia Goncalves e Alaide Rita Donatoni sobre a História da Pedagogia e a História da Educação.
A educação é, sem dúvida, uma prática social mediadora das mudanças e permanências ao longo do tempo. Por outro lado, quando as práticas educativas mudam ou permanecem é porque se orientam pelo alcance de objetivos, de finalidades, afinal por valores.
Você concorda com essas afirmações? Assista ao vídeo que a professora Maria de Fátima preparou para nós e valide suas percepções sobre o assunto.
Aula 2
Hoje, veremos uma contextualização de como se deu o processo histórico da educação, dando enfoque à brasileira e tomando como ponto de partida o período colonial. Partiremos do ano de 1549, que foi o início da escolarização no Brasil com a chegada dos jesuítas, até o ano de 1822.
Sabemos que, no Brasil, o período colonial inicia com a chegada dos portugueses em 1500. Contudo, somente em 1549, com a chegada dos jesuítas é que se inicia o processo de escolarização no Brasil, eles vieram com um objetivo de catequização já traçado.
Devemos nos atentar ao fato que a escolarização no Brasil colonial pode ser dividida em três períodos, que se referem às reformas educacionais que houveram em nosso país nesse período, confira abaixo:
Educação Jesuítica
Educação Pombalina
Educação Joanina
A Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como