AP NDICE V MODELO 7S
O 7S, também é conhecido por Modelo McKinsey 7S, é um modelo de gerência. É uma ferramenta bastante útil para organizar, analisar e diagnosticar questões corporativas e, ainda, para planejar intervenções e mudanças na organização. São descritos no Modelo 7 fatores necessários para uma organização operar do modo mais eficiente possível.
FIGURA 11: Diagrama 7S.
Fonte: Elaborado pela Ernst & Young Terco.
A idéia central do Modelo dos 7S é que os administradores e líderes devem levar em consideração todos estes fatores em conjunto, para assim ter a certeza que uma estratégia será implementada com êxito.
Tem por objetivo demonstrar que a organização não é formada apenas por uma estrutura, mas por 7 (sete) elementos divididos em duas áreas:
Hard`s
Estratégia: Ações que o jurisdicionado planeja para se adaptar às mudanças do ambiente externo;
Estrutura: Base para especialização e coordenação influenciada principalmente pela estratégia, tamanho e diversidade da organização;
Sistemas: Procedimentos formais e informais que apóiam a estratégia e a estrutura.
Soft`s
Estilo/Cultura: Maneira como organização é gerida;
Pessoas: Processos usados para o desenvolvimento dos funcionários;
Habilidades: Competências que a organização possui;
Valores compartilhados: Idéias fundamentais em que a organização foi construída.
Os elementos chamados de “hard`s” são facilmente percebidos e identificados dentro de uma organização. Esses elementos podem ser encontrados no planejamento corporativo, nos documentos estratégicos e em outros projetos organizacionais.
Já os elementos chamados de “soft`s” são mais difíceis de serem percebidos e analisados. Como se tratam de capacidades e habilidades, valores e elementos da cultura organizacional, torna-se difícil sua descrição, uma vez que esses elementos estão em contínua mudança e desenvolvimento. Esses elementos são determinados pelas pessoas que trabalham e influenciam a organização e, por isso, torna-se muito mais