GEST O DO CONHECIMENTO NA PR TICA UM ESTUDO DE CASO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGIA DE TI
JONAS TARRAGO SALENGUE
RENATO MACHADO
RODRIGO PETTER
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO.
Porto Alegre
Julho 2014
1
RESUMO
A gestão do conhecimento é um tema amplamente discutido nos dias de hoje. Inúmeros são os trabalhos relacionados a esta área, crescentemente explorada pelas organizações, que demonstram a importância e consequentemente as vantagens em se gerir o conhecimento.
Porém, a gestão do conhecimento em muitos casos é equivocadamente comparada com o simples fato de disponibilizar uma ferramenta para armazenar conteúdo ou a organização de treinamentos. Considerando este fato, este trabalho apresenta uma revisão sobre o tema, apresentando conceitos, desafios administrativos e operacionais, desafios na liderança e, por fim, um estudo de caso visando criar uma proposta para aplicar boas práticas da gestão do conhecimento em uma equipe prestadora de serviços de TI em uma empresa de médio porte no ramo de bebidas.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento – desafios – liderança - prática
2
1. INTRODUÇÃO
É cada vez maior o número de empresas que percebe o quanto é importante “saber o que elas sabem” e ser capaz de tirar o máximo proveito de seus “ativos” de conhecimento
Barroso (1999). Segundo Antonio Carlos Barroso o conhecimento, indiferente dos conceitos que possua, é considerado um dos mais valiosos ativos de uma empresa. A capacidade de gerenciar, distribuir e criar conhecimento são fundamentais para a garantia de vantagem competitiva. Por este motivo, em muitas organizações, a importância de seus ativos intangíveis supera a de seus ativos contábeis ou tangíveis.
Mas afinal, o que é conhecimento? De acordo com Barroso (1999) existe um significado duplo para sua definição. Primeiramente pode ser associado ao conceito de um corpo de informações constituído de fatos, opiniões, idéias, teorias, princípios e modelos. Em um segundo