Fundamentos
1) De acordo com Marilda Vilela Iamamoto, quando e como se constituii o mercado de trabalho nos moldes capitalistas no Brasil? Qual a relação desse momento com o “aparecimento” da “Questão Social”? Como os operários, a burguesia industrial e o Estado, se posicionam frente aos problemas sociais emergentes nesse contexto?
2) Estabeleça relações entre os acontecimentos de nossa História (Brasil e Geral) e da implantação do Serviço Social no Brasil, articulando fatos e acontecimentos referentes ao período estudado na 1ª unidade.
• Poderá ser utilizada toda a bibliografia lida e comentada em sala de aula.
• Destaque pelo menos dois destes acontecimentos ou fatos da História relacionando-os com o Serviço Social.
Quando: No início so século XIX, quando surgem os primeiros modelos industriais no país. Como: se constitui mercado de trabalho nos moldes do capitalismo porque passamos a ter venda da força de trabalho, mercado consumidor, acúmulo de capital, etc, condições essenciais para o capitalismo. A questão social: Ela surge por conta dos atritos causados pela relação empregador/empregado com prejuízo para o segundo, gerado pelo primeiro. Os operários em sua maioria, se posicionaram de forma singela, sem poder de negociação (e sem abertura para tal), vitimados por um poder de exploração e sem apoio, posto que ainda não haviam (ou eram de pouca representatividade) órgãos ou classes que os representassem e posto que o Estado tendia ao empregador. A burguesia industrial: Esta pouco se preocupava com a condição do trabalhador. O lucro era o foco. O Estado: Este tendia ao industriário. Embora elaborasse até algumas pequenas leis pró operário estas não se aplicavam na prática. É preciso lembrar que a burguesia industrial também fazia parte da administração estatal. O Serviço Social não surge do proletariado e nem exatamente para ele. Uma parte deste assistencialismo do SS vem da Igreja para aplacar a pressão e como forma de manutenção de seus fiéis.