fundamentos
3 - CITOCININAS – Carro Chefe da Divisão Celular
As citocininas também fazem parte das substâncias químicas consideradas promotoras do crescimento, sendo inclusive, considerando como o principal químico que governa a atividade mitótica .
Na busca do sinal químico, responsável pela divisão celular, os primeiros materiais testados foram: suco de tomate, extrato de Malte e levedura, DNA autoclavado de Arenque (peixe) e endosperna líquido de côco, sendo os dois últimos, os que mais demonstraram estímulo na divisão celular. Posteriormente, procedeu-se ao isolamento, purificação e caracterização química da molécula, isolada a partir do esperma autoclavado de Arenque, sendo a mesma denominada de Cinetina, que na sua estrutura básica, nada mais é do que uma aminopurina substituída, com radical furfuril na cadei lateral N6.
3.1 Descoberta das Citocininas
Vale destacar que nas aplantas, a Cinetina, nunca foi isolada nem como produto de síntese, ou de degradação, e portanto, os vegetais são incapazes de produzir a Cinetina.
Antes da 1º guerra mundial, Haberlat tinha observado que a cicatrização de ferimentos em tubérculos de batata era mais rápida caso, no local do ferimento, fosse aplicada seiva vascular. Por tanto, se pensava que deveriam existir, na seiva vascular de plantas de batata, substâncias que estimulavam a divisão celular, inclusive em células já diferenciadas, e que portanto, há muito tinham perdido sua capacidade mitótica, decorrente, talvez, da falta do recebimento do sinal responsável por tal fenômeno.
Outros estudos revelaram que segmentos de raízes de tomate crescem indefinidamente por divisão celular em meio de cultivo (sacarose, nutrientes e vitaminas), o mesmo não acontecendo, quando os segmentos eram proveniente do caule, o quais respondem à aplicação de auxinas, crescendo apenas por expansão, más não por divisão. Ao longo dos danos, várias