Fundamentos - Teorias
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não.
A teoria das organizações (TO) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral.
A teoria geral da administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não importa onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas ou se nas organizações não lucrativas. A TGA trata do estudo da administração das organizações.
Segundo Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: • Habilidades técnicas -> Envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os processos de realização. • Habilidades humanas -> Estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. • Habilidades conceituais -> Envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações.
O administrador – para ser bem sucedido profissionalmente – precisa desenvolver quatro competências duráveis: • Conhecimento.-> Saber. • Perspectiva -> Significa saber colocar a teoria em prática. • Julgamento -> Saber analisar. • Atitude -> Saber fazer acontecer.
Os Papéis do Administrador
Categoria
Papel
Atividade
Representação
Assume deveres cerimoniais e simbólicos
Interpessoal
Liderança
Dirige e motiva pessoas
Ligação
Mantem redes de comunicação dentro e fora da organização
Monitoração
Manda e recebe informação
Informacional
Disseminação
Envia informação para os membros de outras organizações
Porta-voz
Transmite informações para pessoas de fora
Empreendimento
Inicia