Projeto Educação Especial
2. Quem é o aluno com deficiência incluído neste grupo: menina, branca, 05 anos, portadora da Síndrome de Down.
3. Problemática: A inclusão requer muita reflexão e preparo do contexto escolar. O movimento inclusivo no contexto educacional é desafiador, pois exige mudanças em vários aspectos a fim de superar as barreiras para a educação inclusiva.
A Síndrome de Down é um distúrbio genético caracterizado pela presença de um cromossomo 21 adicional em todas as células do organismo do indivíduo, levando-o a apresentar várias características físicas e mentais específicas. Algumas de suas características fundamentais a serem consideradas no processo de aprendizagem são: desenvolvimento com um atraso significativo, deficiência mental, apresentando reações mais lentas do que outras crianças, a linguagem é a área na qual a criança com SD demonstra os maiores atrasos, o déficit de atenção pode comprometer seu envolvimento em tarefas e na sua maneira de explorar o meio, sendo que a criança com SD também apresenta déficit em relação à memória, não acumulando informações na memória auditiva imediata de forma constante e esta limitação afeta o processamento da linguagem, a longo prazo pode interferir na elaboração de conceitos, na generalização e no planejamento de situações.
4. Objetivos: Romper com o determinismo genético e considerar que o desenvolvimento da pessoa com SD resulta não só de fatores biológicos, mas também das importantes interações com o meio. Esta atividade contribuirá para a aprendizagem de todas as crianças, educadores e aluno com deficiência.
5. Conteúdos: o tema abordado será alimentação saudável, por meio de atividades que levem conhecimento sobre alimentos industrializados e in naturas, bem como reconhecimento de vegetais e frutas.
6. Atividades previstas: Diferenças entre frutas, legumes e verduras e o reconhecimento