Fundamentos da teoria contábil
UERJ FAF Fundamentos da Teoria contábil Prof.: Ricardo Davi
Fundamentos da Teoria contábil
O objetivo principal da Contabilidade é fornecer informação econômica, física de produtividade e social relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança. Isto exige um conhecimento do modelo decisório do usuário e, de forma mais simples, é preciso perguntar ao mesmo, pelo menos, qual é a informação que julga relevante ou metas que deseja maximizar, a fim de delimitarmos o conjunto de informações pertinentes.
Fundamentos da Teoria contábil
NECESSIDADES DOS VÁRIOS USUÁRIOS
USUÁRIO DA CONTÁBIL INFORMAÇÃO META QUE DESEJARIA MAXIMIZAR OU TIPO DE INFORMAÇÃO MAIS IMPORTANTE Fluxo regular de dividendos.
Acionista minoritário
Acionista majoritário ou com Fluxo de dividendos, valor de mercado da ação, grande participação lucro por ação. Acionista preferencial Emprestadores em geral Fluxo de dividendos mínimos ou fixos. Geração de fluxo de caixa futuros suficientes para receber de volta o capital mais juros, com segurança. valor adicionado, produtividade, lucro tributável. Fluxo de caixa futuro capaz de assegurar bons aumentos ou manutenção de salários, com segurança; liquidez. Retorno sobre o ativo, retorno sobre o patrimônio líquido; situação de liquidez e endividamento confortável.
Entidades governamentais Empregados em geral
Média e alta administração
Fundamentos da Teoria contábil
DAS VÁRIAS ABORDAGENS DA CONTABILIDADE A teoria contábil pode ser encarada sob várias abordagens (ênfase). É improvável, todavia, que possamos utilizar apenas uma delas para definir todo o modelo contábil. A discussão é baseada nos conceitos de Hendriksen. Abordagem ética: A contabilidade deveria apresentar-se como justa e não enviesada para todos os interessados. Deveria repousar nas noções de verdade e “fairness”. Ao mesmo tempo em que todos concordam que a Contabilidade deveria ser “verdadeira”, “justa” e não