Fundamentos Sociológicos da Educação
Centro de Educação a Distância Curso Superior Pedagogia
Fundamentos Sociológicos da Educação
Professor (a): Atividade Avaliativa – ATPS
Maria Aparecida de Carvalho Alves RA:4941923773
Campinas –de Novembro de 2013
Etapa 1
O significado de Sociologia e suas Contribuições para a educação.
A sociologia da educação estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais como os organizacionais nos quais a sociedade se baseia para promover a educação a seus integrantes.
Apesar de recente,a origem da sociologia da educação apresenta um notável desenvolvimento quantitativo e qualitativo. Essa disciplina, em consonância com o que apresenta a ciência da qual se originou, divide-se em diversas correntes teóricas, que se refletem, por sua vez, nas diversidades de temas e enfoques utilizados nos estudos e pesquisas que definem o campo de estudos.
Convive hoje lado a lado uma sociologia da educação crítica com base, em geral, em algum modelo de análise marxista, e outra ainda fortemente inspirada pelo modelo de análise funcionalista, com base em metodologias de pesquisa empírica.
Apesar de contribuir grandemente para a legitimação da sociologia da educação, como campo específico de estudos, o enfoque moralista mescla filosofia e ciência, confiante em que o entendimento sociológico da educação influenciasse o processo social.
Assim, a sociologia é uma ciência que não se reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.
A educação é o principal elemento da vida social, que é responsável por organizar as experiências dos indivíduos no dia a dia, e também pelo desenvolvimento da sua personalidade garantindo a sobrevivência e funcionamento da própria coletividade humana (RODRIGUES, 2000, p. 9).
Então podemos dizer que a Sociologia é um importante instrumento no