Fundamentos Sociologicos da Educacao 4os
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor a
POLO/JUNDIAÍ
2013
Introdução
A sociologia como se conhece hoje surgiu em meados do século XVIII, com o surgimento da Revolução Francesa e da Revolução Industrial houve o declínio do Conhecimento Religioso e constituição dos conhecimentos científicos, com estes novos valores houve também a necessidade de se conhecer essas novas relações e valores sociais, assim os primeiros estudiosos aparecem neste novo contexto (Comte, Durkheim, Marx e Weber).
“Os primeiros sociólogos construíram conceitos voltados para a tentativa de interpretar por critérios científicos a realidade social. Esse foi o primeiro embate vivido por tal ciência, que é uma das marcas centrais do mundo ocidental moderno, uma vez que o passo a ser dado implicava superar, por meio da razão, os ditames colocados pelos ensinamentos do senso comum, que até então dominavam a maior parte das interpretações e explicações sobre o sentido da ação coletiva humana”. (FERREIRA, 2001,pág. 32)
A sociologia estuda as relações Sociais, ou seja, o comportamento humano e suas associações que podem ser de vários tamanhos são as chamadas “Redes Sociais”, desde uma pequena família, a grupos étnicos, e religiosos entre outros. Desta forma a sociologia direciona seus estudos como, por exemplo, a Sociologia do Conhecimento, a Sociologia da religião, etc. Nosso trabalho irá discorrer sobre a Sociologia da educação que têm como objetivo desvendar as funções do educar e sua relação com a Sociedade, de acordo com Durkheim a educação é primordial para a formação do individuo e sua relação com a sociedade já que o próprio homem criou a “Instituição Escolar”.
Há muitas especificidades neste seguimento devido a complexidade