Fundamentos históricos e metodológicos do serviço social
Joinville, 17 de Setembro de 2012.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho faz considerações acerca do processo de renovação do Serviço Social brasileiro, que desembocou nas três perspectivas do Serviço Social, discutidas por José Paulo Netto (2006): a modernização conservadora, a que faz uma reatualização do conservadorismo e a que busca romper comas normas tradicionais da profissão. Este texto, mais especificamente, faz uma abordagem da perspectivada modernização conservadora do Serviço Social. Para isso, é fundamental que sejam feitas algumas considerações a respeito da dominação nos países da América Latina após a Segunda Guerra Mundial, para que se possa compreender o contexto no qual o Serviço Social do Brasil se desenvolveu.
O serviço social decorre em meios aos fatos acontecidos em sua trajetória nas diversas etapas da história dando origem ao processo de formação da sua estrutura.
O nascimento das ações sociais está untado a evolução da sociedade e seus aspectos econômicos e políticos, juntamente com o desenvolvimento das classes sociais que se destacam “Classe burguesa” e “Classe do proletariado”.
As expressões de questão social são problemas relativos á industrialização, sistema que vem enraizando a desenvolvimento das nações.
TEMPOS MODERNOS – CHARLES CHAPLIN QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL
ETAPA 1
Comparando as cenas do filme Tempos Modernos (Charles Chaplin – 1936), com a situação da questão social no Brasil podemos afirmar que apesar da tecnologia de ponta empregada na produção industrial, a condição socioeconômica do homem continua relegada o segundo plano e conforme podemos constatar através do filme supra, a implantação do sistema de