Fundamentos Históricos II
ABREU, Marina Maciel. ABREU, Marina Maciel. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Função pedagógica:“efeitos da açãoprofissional na maneira de pensar e agir dos sujeitos envolvidos nos processos da prática”. (ABREU, 2011:17).
A organização da cultura, para as classes subalternas, cumpre o papel de organizar o processo de classe para – si, no qual a classe conquista sua própria consciência, oposta à hegemônica “oficial”. A função pedagógica do assistente social é analisada tendo em vista o nexo orgânico presente entre as relações pedagógicas e a construção de determinada hegemonia. O ocultamento deste nexo orgânico dissimula a vinculação da ação educativa aos interesses dominantes, tornando-a instrumento eficaz de controle social e fragilizando as classes subalternas em relação a sua perspectiva emancipatória. (ABREU, 2011:20).
Conforme Abreu (2011) os processos históricos que constituem o Serviço Social e a organização da cultura, suas nuances societárias, perspectivassócio-históricas, reconstroem o perfil pedagógico em dois eixos definidores dos perfis pedagógicos das práticas educativas em Serviço Social: a ajuda e a participação.
Ajuda:presente desde a institucionalização do Serviço Social como profissão, nos Estados Unidos na segunda década do século XX, ainda hoje existe, reatualizando-se conforme as novas exigências da acumulação capitalista. Incorpora-se ao Serviço Social de Caso, “enquanto ajuda psicossocial individualizada”, que, na formulação de Mary Richmond refere-se a um tratamento centrado no desenvolvimento da personalidade, com vistas na capacitação do indivíduo para o ajustamento ao mundo que o cerca. Vinculava-se à reforma moral e reintegração social. Entretanto, a importação desse modelo, que se expandiu dos Estados Unidos, principalmente, mas também da Europa, como fórmula universalista