O homem de bem
1- Ler item 3 - Destacar o bem como mola propulsora da felicidade. - Relato no atendimento fraterno. - Acidente de bicicleta.
2- Qualidades do homem de bem. - Fé em Deus – Bondade, justiça e sabedoria. - Fé no futuro – Bens espirituais acima dos bens temporais. - Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções, são provas de expiações, e as aceita sem murmurar. - A jovem dançarina - Possuído pelo sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem. - Pensa nos outros, antes de pensar em si mesmo. - Euripedes Barsamulfo - É bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças ou crenças, porque vê todos os homens como irmãos. - Em todas as circunstâncias, a caridade é o seu guia - Não tem ódio nem rancor, nem desejo de vingança. A exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas. - É indulgente com as fraquezas alheias. (Aquele que esta sem pecado, atire a primeira pedra). - Estuda suas próprias imperfeições e trabalha sem cessar para combate-las.
- Não se envaidece em nada com sua sorte, nem com os seus predicados pessoais, porque sabe que tudo quanto lhes foi dado, pode ser retirado. - Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe tratar-se de um depósito, do qual deverá prestar contas. - Nas relações sociais, com alguns homens que se encontram na sua dependência, trata com bondade e benevolência. - O Homem de bem, enfim, respeita os seus semelhantes todos os direitos que lhes são assegurados pelas leis da natureza como desejaria que os seus fossem respeitados.