Fundamentos Histórico, Teóricos Metodológico do Serviço Social l
Pólo guaicuru
Curso de Serviço Social
406251-Cecilia Viera de Freitas
415736-Roberta Mikaela
411373-Maria Aparecida Viera Lima
415441-Vera Cristiane G. Gomes
417001-Waldinei Gonçalves Gomes
Fundamentos Histórico, teórico Metodológico do Serviço Social l
Professora: Mestre Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Tutora presencial: Evilyn Marquês
Campo grande
2° semestre de 2013
1° Introdução:
2°Desenvolvimento:
3°Conclusão :
4°Referêncial bibliográfico:
1.Introdução:
O objetivo desse relatório científico é apresentar o entendimento assimilado pelo grupo nesta disciplina .Onde iremos relatar fatos históricos, ocorridos na profissão, desde o seu nascimento, mudanças e lutas enfrentadas pelos primeiros Assistentes Sociais.
O surgimento da profissão do Serviço Social, deu-se em decorrência as mudanças ocorridas na sociedade a partir da Revolução Industrial em conjunto com o capitalismo que fortaleceu ainda mais a profissão,e também entender como o Serviço Social nasceu no Brasil, de forma a mostrar como se deu o processo de reconceituação do Serviço Social, e suas mudanças.
Tendo como finalidade mostrar o objeto e sujeito de atuação do Serviço Social. De forma a refletir sobre uns dos principais problemas enfrentados pelos Assistentes Sociais, como a violência escolar e as condições de moradia insalubres nos tempos atuais.
2. Desenvolvimento:
O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão se articula com os poderes dominantes como a burguesia industrial, oligarquias cafeeira a Igreja Católica e o Estado Varguista. Com isso controlar a insatisfação popular e parar possibilidades de progresso do comunismo no país.
Acredita-se que o surgimento da profissão do Serviço Social no Brasil, se deu em uma época em que houve um forte processo de industrialização atuando no processo de reprodução das