Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social l
O processo de industrialização desencadeou inúmeras transformações sociais, políticas e econômicas, tornando a classe operária escravos de um sistema capitalista, que almejava a todo custo o lucro, sem se importar com as condições de trabalho e vida dos operários. Querendo ilustrar esta transformação social, o filme “Tempos modernos” (Modern Times), de Charles Chaplin, evidencia que estes operários trabalhando sob pressão, e sem cessar, para atender as “necessidades” do capital, que eram cada vez maiores, em uma linha de produção dirigida por um patrão onipresente, que através de um telão controla a todos e sempre pede mais produção.
A partir dessa pressão violenta pelo aumento da produtividade, o capital tenta transformar homens em máquinas até mesmo inventando engenhocas para que o trabalhador não precise parar nem mesmo para comer. O empregado não conseguindo acompanhar o ritmo que lhe cobram acaba sendo engolido pelo sistema, esse é o ponto que chama muito a atenção no filme.
Entretanto por causa da crise financeira e o fechamento das fábricas, acabam causando um grande problema, o desemprego. Uma consequência que evidencia o maior problema causado pelo desemprego, é a fome e a miséria, que é mostrado por meio da menina com fome roubando bananas para come, outras causas não menos importantes, também são mostradas, dentre elas a violência policial, a falta de moradias descentes e o assassinato de um manifestante.
A partir do contexto mostrado no filme, sabe-se que a questão social ocasionada por transformações econômicas, sociais e políticas é gerada a partir do processo de industrialização. A produção industrial impôs um novo padrão ao contexto social, e esta, sempre obedecia às exigências do capitalismo. As manifestações de revolta da classe operária eram impulsionadas pelas más condições de trabalho a exploração que os capitalistas cometiam contra eles, o que encaminhava a classe trabalhadora para uma luta constante e desigual pela