Fundamentos historicos e metodologicos do serviço social
Centro de Educação à Distância
Serviço Social
FUNDAMENTOS HISTORICOS E METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
Porto Alegre, 19 de setembro de 2012
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação à Distância
Serviço Social
FUNDAMENTOS HISTORICOS E METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Pólo Porto Alegre – Marechal Rondon
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Ana Luzia Silva – RA 377973
Daniele Machado - RA 350514
Dilce Helena Vergara- RA 365108
Eloisa Marques – RA 349953
Prof.Tutora Presencial Tatiane Timm
Porto Alegre, 19 de setembro de 2012
Sumário Introdução 4 Tempos Modernos 4 Clamamos por mudanças 6 COMO SE INTRODUZIU O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL 7 AÇÕES REALIZADAS PELO SERVIÇO SOCIAL 8 RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL 9 Atribuições e Competências do Assistente Social: 10 ENFRENTAMENTO ÀS QUESTOES SOCIAIS 11 Desemprego uma das consequências do capitalismo 11 SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR 14 Conclusão 17 BIBLIOGRAFIA: 18
INTRODUÇÃO
Este trabalho percorre o desenvolvimento do Serviço Social, desde os primeiros atos de assistência social, na década de 30, período em que se afirmou o Sistema Capitalista, berço dos primeiros conflitos e as lutas de classe. Para desenvolver este tema, nos utilizamos do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, o qual ilustra as mudanças decorrentes da industrialização e das novas tecnologias.
Logo, buscamos apontar as mudanças sofridas no campo de trabalho do Assistente Social, bem como a nova estruturação deste profissional, à busca de novas formas de atuação e a ruptura com o modelo capitalista.
Ao final, traremos duas questões sociais decorrentes da atualidade, vinculando as atribuições do Assistente Social neste cenário.
Com isto, vimos o Serviço Social, busca incessantemente promover ações sociais, que o desvinculem do caráter assistencialista, que historicamente lhe foi atribuído.
TEMPOS MODERNOS
O filme Tempos Modernos de