Administração
Através de uma analise detalhada, ficou claro a preocupação da empresa em manter uma administração financeira e comercial bem estruturada, porém não há a mesma dedicação ao capital humano, já que não possui política de recursos humanos definidas:
• Não há uma política de cargos e salários.
• Não há um processo de integração na entrada de novos funcionários.
• Não há plano de carreira
• Ausência de avaliação de desempenho do colaborador. Os colaboradores que ficam em postos de pedágios, acabam esquecidos.
• Benefícios comuns somente o trivial, nenhum atrativo que garanta a permanência do colaborador.
• Não existe efetivamente uma gestão de pessoas, fixa-se apenas em manter a folha de pagamento em dia.
• Não existe um canal de comunicação eficiente entre os colaboradores e o RH.
Com base nos pontos citados optamos por implantar Política de Cargos e Salários.
Proposta de Criação de uma Política de Cargos e Salários
Como já citados em alguns pontos a Construtora não possui uma gestão de Recursos Humanos estruturada, com isso a empresa está sujeita a perder profissionais para concorrência, já que os bons profissionais procuram pelas melhores empresas, aquelas que reconhecem e remuneram de acordo com o mercado.
Com base nos dados a cima, optamos por desenvolver um Plano de Negócio voltado para a criação e implantação de uma Política de Cargos e Salários, atualmente inexistente dentro da organização.
Vale salientar que a política de cargos e salários não visa somente aumento de salário e sim a satisfação de um todo do colaborador e da empresa.
Política de Administração de Cargos e Salários A administração de cargos e salários será feita considerando:
A relatividade interna: cada cargo terá sua remuneração estabelecida conforme as responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função.
A situação de mercado: os salários serão