Fundamentos historicos metodologicos do serviço social
Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, onde a riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc.) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.
O Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários .Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os não proprietários (proletários ou trabalhadores) a maioria, que vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.As suas principais características eram: Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal.
O trabalhador recebia um salário em troca do seu trabalho.
Toda negociação era feita com dinheiro.
O capitalista poderia admitir ou demitir trabalhadores, já que era o dono de tudo (o capital e a propriedade)
O que significa mudar?
O Capitalismo e sua alta produção deixou notável o aumento da pobreza entre a classe trabalhadora, a mesma começou a ter ciência da condição de exploração e a denunciaram. Com isso houve resistência pela classe , sendo assim, começou a ser um problema, vendo que quem produzia riqueza não a possuía, e assim começaram a lutar contra seus opressores para obter mudanças diante da realidade em que viviam. No mesmo tempo em que a questão social era a desigualdade, era também a rebeldia, pois envolvia pessoas que vivenciavam desigualdades e que resistiam contra ela.
No séc.XX houve muitas transformações na sociedade capitalista mundial, e o Estado Capitalista não ficou de fora dessas transformações. As transformações